Alguns lugares são perfeitamente factíveis de se incluir em algum plano de viagem, como Croácia, Espanha, Irlanda do Norte, ou até o Marrocos, que não sei onde se encaixa nesses constantes conflitos na região do Oriente Médio. Já a Islândia e Malta eu considero lugares que não fazem parte de roteiros mais usuais, e mereceriam uma viagem específica.
Dubrovnik foi a principal locação selecionada para representar a central das intrigas, ou seja, Porto Real (King's Land). A própria configuração da cidade já descarta a necessidade de aparatos especiais. A cidade é tão medieval que se encaixa perfeitamente na narrativa. Ela foi fundada no séc. 7 e é Patrimônio Cultural da Humanidade. Sofreu muito com a guerra nos Balcãs, quando foi bombardeada por forças militares da Sérvia e Montenegro, mas foi reconstruída, e ainda há resquícios da destruição, o que não impede a percepção inequívoca de sua beleza.
Subindo a muralha - 2014 (acervo pessoal)
A muralha e a vista (acervo)
A característica rua medieval estreita (acervo)
O resultado trágico da guerra (acervo)
O turismo na cidade é intenso, e não é só por causa da série. Pode ser um passeio de um dia só, ou se prolongar a estada, mas é bom saber que o turismo intenso torna os preços caros, ainda mais se comparados com os do resto do país. Chega-se lá por terra, mar e ar. Partindo-se de Zagreb, a capital da Croácia, percorre-se a distância de 600 km em aproximadamente 6 horas. Não sei quanto tempo ou que lugares podem ser ponto de partida para se chegar de navio ou de ferry, mas sei que há inúmeros navios de cruzeiros que também aportam lá. Optamos pelo avião. Prático e rápido, partindo de Zagreb. No aeroporto há ônibus que levam à cidade fortificada.
A estrada percorrida pelo ônibus (acervo)
Avistando a cidade fortificada (acervo)
(acervo)
(acervo)
O forte (acervo)
O ponto mais alto das muralhas é a fortaleza de Minčeta, que ambienta o fundo da Casa dos Imortais (House of the Undying), aonde Daenerys Targaryen vai procurar seus dragões no episódio final da segunda temporada.
A fortaleza (acervo)
Independente das referências literárias, preste-se atenção nos indícios do dia-a-dia da vida dos habitantes, porque assim podemos incorporar a história e a magia da ficção na realidade. Viajar é isso.
Aproveitando o sol (acervo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário