Pediram-me um roteiro para Londres, sob a justificativa de que eu conhecia bem a cidade. Protestei, porque não quero passar por propaganda enganosa, mas a amiga levantou um argumento intrigante, que me convenceu. Ela me disse, dentre outras coisas, que por gostar tanto da cidade, teria uma visão diferenciada, o que poderia ser útil. No final das contas, todos nós que viajamos alguma vez procuramos as indicações que nos sejam úteis e nos façam conhecer um pouco sobre aquilo que queremos ver, além de nos permitir fazer as necessárias seleções, já que turistas costumam ter pouco tempo e precisam aproveitá-lo ao máximo.
Costumo contar com a companhia e a ajuda luxuosa de uma grande amiga com quem tenho viajado, mas enquanto ela anda light pela vida e tem uma memória melhor que a minha, eu sou acumuladora, guardo muita coisa que me faça lembrar os locais que visitei (mapas, ingressos de museus, folhetos), além de arquivos com roteiros e informações relevantes. Resolvi então rever tudo que eu tinha escrito sobre essa cidade que eu adoro visitar, botar em dia as informações. Bom exercício de organização e oportunidade para visitar na memória os bons momentos e lugares. Preciosa internet.
Aos trabalhos, então.
Assim que se instalar, compre seu cartão Oyster, para usar no transporte público. Serve para metrô e ônibus. As tarifas variam de acordo com as zonas. Cheque no site para os procedimentos: https://tfl.gov.uk/fares-and-payments/oyster/what-is-oyster
Turistas podem obter informações interessantes também no site https://www.aprendizdeviajante.com/?s=metr%C3%B4+de+londres.
Informações úteis:
Embaixada do Brasil em Londres: http://londres.itamaraty.gov.br/pt-br/
Endereço: 14-16 Cockspur St, St. James's, tel +44 20 77474500
Site oficial de turismo do Reino Unido no Brasil: https://www.visitbritain.com/br/pt-br#sxvREpWpiIXlrUt0.97
Informações úteis:
Embaixada do Brasil em Londres: http://londres.itamaraty.gov.br/pt-br/
Endereço: 14-16 Cockspur St, St. James's, tel +44 20 77474500
Site oficial de turismo do Reino Unido no Brasil: https://www.visitbritain.com/br/pt-br#sxvREpWpiIXlrUt0.97
Uma busca no Google sobre as atrações de Londres dá 4,9 milhões de resultados. Provavelmente, cada link indicará as mais interessantes e um número igual de roteiros. Há os sites que indicarão ou tentarão indicar os lugares diferentes, sugerindo que o roteiro turístico não é tão cool. Acho bobagem. Sou daquelas que acha que há coisas básicas que devem ser feitas e lugares tradicionais têm de ser visitados. Outros eu dispenso por opção, como a Estátua da Liberdade ou fazer o tour no Palácio de Buckingham. Mas como não ir ao MET, ao Central Park, ao Big Ben, ou a Notting Hill?
Os roteiros dependem, então, das preferências pessoais. Tem Londres para todos os gostos. O meu é pautado pela cultura e pela história. Um museu sempre vai me chamar a atenção. O que não me impede de ser fascinada por ícones pop como Harry Potter, por exemplo. Daí a alegria de saber que a Warner tem um estúdio a pouca distância de Londres, onde se pode passear pelos cenários e objetos ligados aos filmes da saga.
Warner Bros Studio, 2015 - acervo
Quem vai permanecer por tempo prolongado já pode se dar ao luxo de flexibilizar e expandir qualquer roteiro, ou simplesmente flanar. Que eu acho particularmente a melhor forma de se conhecer um lugar. Sempre fiz muito isso, mesmo na minha cidade, já que viajar é um prazer caro. O que eu não deixo de fazer é pesquisar um pouco antes de sair. Não vejo outra maneira de descobrir que um lugar onde existe um prédio moderno ou mesmo um vazio tem uma história interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário