sexta-feira, 5 de maio de 2017

Viajando com Game of Thrones - parte II

Às vezes a gente chega num lugar e se surpreende ao descobrir que algum evento relevante se passou ali. 

Bom é quando existe uma preocupação dos administradores com a memória, e os eventos são registrados em placas, porque nem todas as informações constam dos guias, mesmo os virtuais, que costumam ser atualizados mais rapidamente. 

Mas também acontece de se descobrir depois, tanto faz se fatos históricos ou curiosos, como, por exemplo, os vinculados à indústria do entretenimento ou à literatura, especialmente a de ficção. Imagino que os fãs apaixonados saberão de tudo. Não é o meu caso, e muitas vezes retorno de alguma viagem e só então vou aprender. Mas todo aprendizado é válido.

Falando em Game of Thrones, as locações são todas maravilhosas, mas não sendo possível conhecer/visitar todas, me dou por feliz por já ter passado por Dubrovnik e pela Irlanda, mas vou falar de Sevilha e Córdoba, na Espanha. Como nas outras cidades e países selecionados, há méritos suficientes nessas duas cidades para justificar a visita, independente da série de TV. Tanto que quando fui, nem sabia desse detalhe. O Alcázar de Sevilha, que se transformou no palácio de Dorne (Casa Martell), e a ponte romana de Córdoba, convertida na ponte de Volantis (Long Bridge of Volantis), são admiráveis.

Sevilha é a capital da região da Andaluzia, e alcázar é um castelo ou palácio construído na Espanha ou Portugal na época da ocupação dos "mouros" (muçulmanos), apesar de alguns terem sido construídos por cristãos e outros terem sido erguidos sobre antigas fortificações romanas ou visigodas. Uma prática muito comum na Europa. A maioria deles foi construída entre os séculos 8 e 15.

O Alcázar de Sevilha é tido como um dos mais belos da Espanha, e um dos que melhor representa a arquitetura chamada "mudéjar". Ainda usado pela família real da Espanha, é administrado pelo Patrimônio Nacional e o palácio real mais antigo ainda em uso na Europa, e foi designado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Pátio interno do Alcázar de Sevilha - 2016 (acervo)

Com 70 mil m2 de jardins e 17 mil m2 de área construída, não surpreende que tenha sido escolhido como locação para uma série que tem um visual fascinante e sofisticado. É ali que perambula a filha de Jaime Lannister e Cersei quando ele vai resgatá-la, e ali que aparece o líder da Casa Martell. Com os elaborados desenhos típicos da arquitetura árabe, não poderia haver melhor cenário.

Interior do Alcázar (acervo)


Interior do Alcázar (acervo)


Pátio interno do Alcázar (acervo)

Jardins (acervo)

Córdoba é outra cidade dessa região no sul da Espanha, cujo centro histórico também foi designado Patrimônio Cultural pela UNESCO. Nele fica a ponte romana que data do século 1, e atravessa o rio Guadalquivir. Muita gente circula por ela para admirar essa belíssima cidade. Mais uma razão para representar a ponte de Volanti, descrita nos livros de George R.R. Martin como uma das "maravilhas feitas pelo homem". Ela foi alterada pelas técnicas cinematográficas da série, mas ainda pode ser reconhecida pela base que a sustenta.

O ir-e-vir na ponte romana de Córdoba (acervo)

A vista lateral da ponte romana (acervo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...