sábado, 21 de junho de 2008

Comida típica

Cada lugar parece ter uma comida associada (há ainda as que se relacionam a determinadas festas, como a 'junina'). Qual é a comida típica do Rio? Já falaram no churrasco-rodízio. Ñ sei se o fenômeno é localizado, mas por onde ando tropeço num churrasquinho. Todo dia, ou quase, cai a noite, e lá está a pessoa com sua churrasqueira portátil, com os espetinhos. Churrasquinho de gato, é o q diz a lenda urbana. E ñ é de hoje não. Pois quando eu estava grávida a primeira vez, e lá se vai mais de uma década (sem admissões de idade), bateu a vontade de comer o tal churrasquinho. Naquele tempo bíblico, era comida q se via em parquinho, em festa junina, era coisa popular mesmo. Acabei parando num restaurante comendo um brochete. Nada a ver. O q tb comprova q desejos insatisfeitos ñ fazem mal. Minha filha ñ nasceu com cara de churrasquinho. Mais provável nascer com cara de mariola ou caramelo de chocolate. Ah! deve ser por isso q ela gosta tanto daquela propaganda besta de uma marca de chocolate (esqueci o nome, de verdade): 'caramelow'!
Então: o churrasquinho se alastrou. E junto com ele, as mesinhas espalhadas ao redor, com as pessoas bebendo cerveja, e algumas raras, refrigerante. E, embora eu pouco coma carne, às vezes ñ consigo resistir ao cheiro q emana do fogareiro tosco. Depende do tamanho do vazio no estômago, ou da nostalgia.
Haja empreendedor de churrasco.

3 comentários:

  1. E já percebeu que é o cheirinho que nos chama? Quando fazemos em casa não tem tanto cheiro assim. O que comprova a teoria de que: a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa...rs
    Ah, quanto a desejos de grávidas: tenho uma amiga que comeu reboco de parede durante toda gravidez e uma prima que comia o gelo que forma nas paredes do congelador da geladeira. Eca...Cada coisa estranha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Comer o gelo eu até entendo - embora me faça lembrar aquela cena de O Casamento do meu melhor amigo, em que uma personagem cola a língua numa escultura de gelo... mas reboco? Há séculos atrás eu li que criança come terra pq tem verme, acho, sei lá. Enfim, é mesmo o cheiro q chama - à moda do flautista de Hamelin, só q muuuuito mais atraente...

    ResponderExcluir
  3. Passei aqui pra deixar um beijo light!
    Bom ver meu filhote ("Exorcize Sua Alma Gorda") no seu blog.

    ResponderExcluir

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...