quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fazendo alguma coisa


SomeDay
Our world possesses the knowledge and the resources to achieve the United Nations Millennium Development Goals. Why wait for Someday if you can be a part of what the United Nations will achieve in your generation? Visit www.unfoundation.org to learn how you can get involved.



O muito rico George Soros (falo assim porque não sei como dizer quanto dinheiro será que essas pessoas têm) anunciou que doará 100 milhões de dólares a uma instituição voltada para os direitos humanos. Warren Buffet, outro desses, deixou 85% de seu patrimônio em testamento para a fundação de Bill Gates, o equivalente a cerca de US$30,7 bilhões de dólares. Dá pra imaginar? O próprio Bill Gates, que não é nada pobre, também já doou 30 bilhões de dólares para caridade. Sua fundação tem entre os principais objetivos promover pesquisas sobre a AIDS e outras doenças que atingem, principalmente, os países em desenvolvimento.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Gates


Estava dando uma olhada no verbete 'filantropia' que consta da Wikipedia, e o único brasileiro que está listado ali é Chico Xavier. Certamente há muita gente que faz coisas boas. Grandes ou pequenas, famosos e anônimos. Conheço algumas. Que me ocorram, há vários líderes comunitários - não os paternalistas, ou ligados ao tráfico, ou ainda, os que só têm interesses religiosos fundamentalistas - como uma moça no Juramento, cujo nome me escapa agora, fantástica, que faz um trabalho maravilhoso de reforço escolar; José Júnior, do Afro Reggae (http://www.afroreggae.org.br/institucional/); MV Bill (http://pt.wikipedia.org/wiki/MV_Bill); Dona Zilda Arns - e toda a organização da Pastoral da Terra, à qual era ligada; e tantas outras pessoas, muitas das quais foram caladas, como a freira Dorothy Stang, Chico Mendes... 


O que há em comum entre essas pessoas: não estão olhando para o próprio umbigo. Ou não olharam, no caso daqueles que perderam a vida por isso. Tem gente que diz que não tem dinheiro. Mas há outras maneiras de agir. Nosso tempo, nosso cérebro, enquanto nos pertencem, podem ser aplicados à solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...