sábado, 9 de julho de 2011

Mais comida gostosa: cookies!

Minha filha diz que eu tenho alma gorda. Pode ser. Mas será que há quem resista a um cookie de chocolate choc-chip? Outro dia testei uma receita que vi no site da revista Casa&Jardim. Ficou legal, mas, como dizem e acho que é certo, a prática leva à perfeição. Mas há tantas receitas a experimentar! E como nem sempre fica bom da primeira vez, isso significa o dobro ou o triplo do tempo. Ufa.


Bom, voltei à receita que costumávamos fazer aqui, bem, minha filha costumava fazer, e eu já tinha feito uma vez.


CHOCOLATE CHIPS COOKIES
2/3 xíc. manteiga (130 g)
½ xíc. açúcar (90 g)
½ xíc. açúcar mascavo apertado na xíc.
1 ovo
1 c.chá baunilha
1 ½ xíc. far. trigo (180 g)
½ c.chá bicarbonato sódio
1 pitada de sal
½ castanha-do-pará picada
180 g chocolate meio-amargo em tablete, cortado em pedaços
Aqueça o forno a 180° C (moderado). Misture vigorosamente a manteiga, os dois tipos de açúcar, o ovo e a baunilha. Junte aos poucos a farinha e os outros ingredientes secos e misture. Adicione as castanhas e o chocolate.
Pingue colheres (chá) da massa sobre uma assadeira, sem untar, deixando um espaço de 5 cm entre cada uma. Asse por 8 a 10 minutos ou até que fiquem dourados.

Devo dizer que gostei mais desta receita. Ela é da revista Cláudia (bem antiga). O que eu mudei:

- Margarina em vez de manteiga, e 150 g (1 tablete e meio)
- Açúcar light (menos de ½ xíc., pq esse açúcar adoça mais do que o normal.
- Não usei a castanha-do-pará, mas isso só porque ñ gosto dessas coisinhas duras no meu cookie (tipo castanhas, amêndoas e similares).
- Usei 1 barra de meia de Hershey's meio-amargo (1 tablete tem 160 g - esses tabletes são muito sem-vergonhas; antigamente todos tinham 200 g; aí encolheram para 180, e agora, dependendo da marca, se nacionais, variam de 150 a 170 g, e se importados, podem ter por volta de 100 g). A boa é para os chocólatras: muito mais chips no meio do biscoito. Nham Nham. Se comer quentinho é tudo de bom, e se quiser botar no microondas... bom, não sei o que acontece. Só testando. =D
- Ainda para os loucos por chocolate: acrescentei cacau em pó à massa. Então esse é um double chocolate choc-chip. Como essa massa fica muito consistente, quase grudenta, ñ é bom botar muito cacau, pq fica difícil misturar (já disse que eu faço isso na mão - dá pra fazer isso tranquilo.
- Não precisa deixar espaço de 5 cm, 2 a 3 cm está bom. E não dá pra pingar, a consistência da massa é grudenta, como eu disse. Nessa hora vale a dica da outra receita: pegar 2 colheres de sobremesa e moldar a bolinha de massa nelas. É bom até pq tem tanto chip de chocolate q só assim pra eles não caírem. hehe
- Não assa em 8 a 10 minutos de jeito nenhum. E, é claro, se botar cacau em pó, não tem como ficar dourado. Então o jeito é testar no dedo (descobri isso hoje), pq ñ dá pra enfiar palitinho ou o testador (eu tenho um desses, de metal). Fica ligeiramente macio no meio, e dá pra tirar com espátula sem ficar disforme quando sai. Esse é o ponto. Depois de esfriar, eles estão com a consistência perfeita. Se deixar dourar demais, quando frios eles ficam duros. Não que o gosto seja ruim (afinal, é chocolate, néam?), mas estamos tentando fazer direito.

É isso. Ficaram maravilhosos. Com testemunhas. Mas eu ainda preciso aprender a fazer o bendito cupcake.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...