quarta-feira, 26 de abril de 2017

Do livro para a realidade

Às vezes não queremos que ninguém nos "roube" o que imaginamos dos livros que amamos, preferimos que eles fiquem exclusivamente no mundo da fantasia. Quando viram filmes, então, pode ser uma tragédia. Sempre acho que o livro é melhor que o filme, e odeio quando o filme estropia o texto original. Exceto no caso de Fogueira das Vaidades: detestei o livro de Tom Wolfe (630 páginas de desperdício, na minha opinião) e, embora o filme não fosse um primor, deu pra ver até o final. 

Os ingleses conseguem manter o padrão de qualidade dos livros. Só da BBC posso citar, pelo menos, Pride and Prejudice (1995), Little Dorrit (2008), e North and South (2004). E, claro, as histórias de Harry Potter, apesar de a produção ser da Warner (EUA).

Não sou crítica especializada de nada, mas acho que os filmes baseados nas histórias de J.K. Rowling são bem-feitos, e não desvirtuam os livros. Estou em processo de reler toda a saga, mas comecei de trás pra frente. Em todo caso, não foi pouco meu entusiasmo ao saber da possibilidade de entrar nesse universo, visitando os estúdios da Warner Bros (https://www.wbstudiotour.co.uk/) em Leavesden, nas imediações de Londres, Inglaterra. 

Existem passeios organizados por empresas, mas é fácil chegar lá por conta própria. Uma das maneiras, que considero a melhor, é ir de trem. A partida pode ser ou da estação London Euston (viagem de 20 minutos) ou de Birmingham New Street (viagem de 1 hora), com término em Watford Junction. Na frente da estação fica um ônibus muito confortável que leva aos estúdios (15 minutos). Para ter acesso ao ônibus, é preciso ter em mãos ou o ticket ou a confirmação do tour, o que significa que é preciso comprar os tickets antes, porque a visita tem horário marcado. Compre direto no site, a não ser que vá contratar uma empresa de turismo. O preço individual para adultos é de 37 libras.

Todas as informações necessárias para se chegar lá estão no site (https://www.wbstudiotour.co.uk/plan-your-visit/getting-here#ID-c45147dee729311ef5b5c3003946c48f), inclusive a recomendação para se chegar com pelo menos 45 minutos antes da hora marcada para o início do tour. O guia digital também está disponível em português do Brasil.

Nem preciso dizer que é uma atração para fãs, que vão conhecer detalhes das filmagens e ver tudo que foi usado nos filmes, desde as roupas até os objetos e a maquete do castelo de Hogwarts. E, claro, a loja de lembranças. Há uma boa cafeteria no local, então é possível combinar a visita com uma refeição. 

Garanto que para quem curte os personagens das histórias vale a pena. É emocionante.

Em todo caso, se não tiver tempo ou vontade de sair de Londres, dê um pulinho na estação de King's Cross. Há uma pequena loja oficial e uma montagem da estação 9 3/4 lá dentro. 


Fantasia realizada - 2015 (acervo pessoal)

O ônibus que vai da estação aos estúdios (acervo)

A chegada (acervo)

 A entrada (acervo)

A plataforma (acervo)

O salão de refeições de Hogwarts (acervo)

O prisioneiro mais amado de Azkaban (acervo)

A maquete do castelo de Hogwarts (acervo)

"As histórias que mais amamos realmente vivem para sempre em nós, então, chegando através da página ou da tela, Hogwarts vai sempre estar lá para dar-lhe as boas vindas." J.K. Rowling





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...