sábado, 6 de junho de 2009

O MANUAL DA AUTÊNTICA BRUXA

Da editora Best-Seller, a autora se chama Maura. Somente Maura. É italiana. Comprei o livrinho (sem ironias, ele é pequeno, de bolso) há anos e nunca tinha percebido que o original é italiano. Pois bem. Na Idade Média todos seríamos queimados: há anos as forças ocultas deixaram de ser ocultas.

A Igreja Católica deixou de ser a Única. A Igreja Evangélica arrebanha multidões no Brasil. O Islamismo cresce no mundo. Os fundamentalistas continuam de armas na mão e, com seus soldados suicidas, carregando vítimas consigo para sabe-se lá onde.

Coleciono essas preciosidades. Já comprei um desses manuais em Salem (claro - embora a cidade carregue um estigma de bruxaria, a história é mais triste do que mística...). A verdade está por trás do pensamento de cada um - já que não há uma única. Verdade, quero dizer. Estou me fazendo de porta-voz do despretensioso, confessando meu lado simplório, minhas raízes. Quando eu era pequena, minha mãe me levava a rezadeiras. Fui criada na fé católica. Ao mesmo tempo, minha mãe ia a um centro espírita kardecista. Com 12 anos, comecei a ler os livros psicografados de Chico Xavier, por quem me encantei, e abjurei os dogmas católicas. Sempre fui muito apaixonada, radical. Não muito bom, isso. Mas é o que é. Ou o que foi? Esses livros deixaram uma impressão muito forte, talvez forte demais em mim. Mas o sincretismo sempre existiu, as raízes, a mistura do catolicismo, com as rezas, mais o kardecismo.

Li muito, racionalizei muito, depois comecei a estudar parapsicologia e a considerar as bruxas como mulheres perseguidas por sua sabedoria natural. E acho que há mais do que simples "carne". Também sempre fui fascinada pelas mitologias. Monteiro Lobato teve seu papel nisso, assim como os mitos indígenas brasileiros que eu lia na biblioteca de minha escola. Nem sei como eu ainda consigo viver no mundo real... É difícil... chego a ficar com raiva de quem me tira do meu mundo mitológico. Hermes, Hermes, invoco sua ajuda, me oriente nesta encruzilhada!

Mas as dicas são boas:

* Se necessitar de dinheiro (quem não precisa?), coloque na carteira uma malaquita.

* Quer purificar um cômodo de sua casa? Coloque nos cantos saquinhos de algodão branco cheios de sal e essência de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...