sábado, 30 de maio de 2009

Follow your bliss

19- PRAGA - República Tcheca

1968 é um ano-chave para a capital tcheca, quando ela foi invadida pelos soviéticos. E A insustentável Leveza do Ser (Companhia das Letras), de Milan Kundera, é o livro-chave para entender tudo que aconteceu naquele ano. Entre jogos amorosos e discussões filosóficas 4 personagens testam o peso da vida às vésperas da Primavera de Praga.

20- A sátira Eu Servi o Rei da Inglaterra (Companhia das Letras), de Bohumil Hrabal, são as memórias de um garçom baixinho e ambicioso que vive os principais momentos da história tcheca recente.

Oh, well. Praga. Eu estou afônica há 5 meses. Minha filha me mandou fazer terapia. Eu disse que preferia ir a Praga. Ela disse que eu sou uma praga. Eu ainda prefiro ir a Praga.
Não que eu não seja louca para testar as teorias junguianas em mim. Já li uns 5 livros de terapeutas junguianos nos últimos meses. Sem contar os 'contrabandos' de Joseph Campbell - mitos, símbolos... Como dizia Campbell, follow your bliss. E isso é especialmente importante no meio da vida, fase de transição. Provavelmente, a terapia é inevitável. Mas é longo prazo. Enquanto isso, eu vou viajando, nem que seja literariamente.
Uma observação: sempre fiquei meio em dúvida com relação ao título (traduzido) do livro de Milan Kundera. Um livro delicado, gostei até do filme. Mas o título me deixa confusa.

Um comentário:

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...