terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Escolhas


Coisas engraçadas, são elas. Seríamos determinados por elas ou o contrário? Maktoub ou free will? Ouvi uma história de minha tia. Parece que meu padrinho queria era ser padrinho do meu irmão, que é mais velho do que eu. Não o culpo - meu irmão é realmente uma pessoa especial. Por outro lado, o padrinho do meu irmão é o maior barato (qual seria o equivalente para essa expressão antiga?) - talvez pq ele lembre meu pai, com um pouco de um outro tio, mais um pouco da minha avó e uma pitada de mim mesma: tem humor, inteligência, é um tanto ou quanto desligado de tradições, gosta de música (boa, claro), parece gostar de mim (!), tem uma conversa articuladíssima - a voz é que é interessante, é o que mais faz lembrar meu pai e minha avó (por "coincidência" tenho aqui na minha cristaleira, que foi da minha bisavó, avó dele e de meu pai, uma foto dele com meu pai e minha avó - que era minha madrinha, by the way). Essa família de meu pai é muito fofa.

Fiz essa introdução toda pq cada segundo da vida é feito de escolhas. Primeiro elas são feitas por nós, depois temos de tomar as rédeas. Embora nossa influência seja relativa. Por ex., a gente entra num avião - e reza pra que ele chegue ao seu destino. E por aí vai. É como se a vida fosse feita de milimétricos recortes em sequência, colagens que fazem total sentido quando se vê o conjunto.

Nem por isso eu consigo relaxar. Não tem zen comigo. É executiva full time, quase que me divirto (?) mais planejando do que executando. Talvez pq saiba, por experiência, que as coisas não saem exatamente do jeito que se pensa. E há que se lutar contra a frustração. Especialmente quando ñ se pode colocar a culpa em ninguém... =D

Tb se pode fazer um outro tipo de escolha: ousar, tentar vencer obstáculos, vencer os próprios medos, principalmente aqueles que se sabe foram colocados por outras pessoas, aquelas que deveriam ter feito exatamente o contrário, deveriam tê-la ensinado que sim, o mundo tem seus perigos, vc pode até morrer, lógico, pq este é o destino final de todos, mas antes é preciso viver, seja lá por quanto tempo for.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...