sexta-feira, 24 de abril de 2015

Descubra o que motiva você

Budapeste - Acervo

O que nos motiva? Reconhecimento, dinheiro, o prazer de um trabalho bem feito, o sorriso de alguém que amamos, a felicidade de um filho? Talvez seja bom averiguar e então passar à etapa de fazer planos. Só a motivação não basta. É o que diz a ciência, segundo a revista Mente Mente e Cérebro - http://www2.uol.com.br/vivermente/. Faz sentido, não? Enquanto a gente quer alguma coisa, e é estimulada por um ou mais daqueles fatores que mencionei, mas só fica na ideia, nada acontece. E também não adianta muito ter atitudes esporádicas. Pode-se atingir um objetivo, mas não necessariamente um resultado consistente, duradouro.

Mesmo que pareça tedioso, não dá pra queimar etapas. Seria mais ou menos como acreditar em propagandas de cursos que prometem ensinar uma língua estrangeira em seis meses. Estudando 2 vezes por semana, em aulas de 1 hora por dia. Se não tiver o cérebro do Einstein ou se não vai morar em Londres ou Paris (o que também não garante o seu aprendizado se não se empenhar, como já vi inúmeras vezes), a saída é montar um plano de estudos, e dedicar-se a ele. E essa é uma solução que se adapta a muitos outros objetivos. 

Por exemplo, a artista-autora Janice MacLeod-Lik escreveu o livro 'Paris Letters' contando como chegou ao que faz atualmente. Ela era redatora publicitária na Califórnia, e decidiu, após ler um livro motivacional para artistas em potencial (ela tinha formação como pintora), adotar um plano para juntar/economizar dinheiro para largar seu emprego e viajar, até descobrir o que queria fazer na vida. Seu planejamento previa um ano para chegar à quantia de 60 mil dólares, e dentre outras ações, abriu uma conta e um blog no site de vendas Etsy, para tentar vender o que pudesse e também relatar o que fazia, assim como receber doações de quem quisesse ajudá-la em seu empreendimento (https://www.etsy.com/pt/listing/227736025/paris-letter-stationery-digital-download?ref=shop_home_active_3).

Funcionou para ela, funcionaria para qualquer um? Volte ao "mantenha expectativas realistas". Ela sabia desenhar e pintar e pôde sair reproduzindo o que via em Paris. Outros poderão fotografar, filmar, costurar, cozinhar. Outros ainda continuarão em seus empregos. Não importa, veja o título do post: descubra o que motiva você.

Dicas:

- Pense em como as mudanças podem ajudá-la a se tornar a pessoa que você pretende ser, mais saudável e com mais possibilidades.

- Tente encontrar maneiras divertidas para seguir em direção ao seu objetivo. Por exemplo, se dê pequenos presentes (que não sabotem seu propósito a cada etapa vencida).

- Imagine maneiras de alcançar seus objetivos que possam fortalecer seus relacionamentos com outras pessoas.

- Encontre formas de medir seu progresso e acompanhar suas realizações. Uma possibilidade é manter um registro diário de poucas linhas a respeito de como se sente. Algumas pessoas criam blogs para partilhar a experiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...