quinta-feira, 23 de abril de 2015

É possível realizar seus planos?

Leio numa revista (http://www2.uol.com.br/vivermente/) de janeiro de 2014 (é, eu guardo...) que existem táticas que podem nos ajudar a atingir nossos objetivos. Falam de quatro, mas vou destrinchar uma de cada vez. A primeira é "mantenha expectativas realistas". Parece óbvio? Mas não é, pelo menos não pra todo mundo. Poderia estar falando de mim, que sonho em ganhar na mega-sena (mas se fosse assim, não haveria um monte de gente apostando nela e em vários outros tipos de loterias similares, e até jogos, bingos, alguns ilegais, com direito a um comportamento compulsivo que pode levar a desastres pessoais, como a perda de bens, etc.).

Na verdade, de uma forma ou de outra, sempre há algum tipo de ilusão permeando nossa cultura. Cinema, literatura, videogame, bebidas recreativas, drogas, propaganda, princesas da Disney, super-heróis, o cantor ou a cantora popular, tudo serve para pôr um pouco de glitter na vida sem-graça da gente, ou pra criar um mito, um modelo ou até inveja. O que ele tem que eu não tenho? O risco da ilusão é quando ela se torna maior do que a realidade. Daí a importância do pé no chão. Mas sem cair no extremo oposto, aquele que toca a autoestima no que ela tem de mais frágil, quando te dizem que isso não é pro teu bico. 

Dubrovnik - Acervo

As dicas são:

- Visualize você mesma atingindo seu objetivo. Em seguida, pense nos obstáculos específicos que irá enfrentar e imagine formas de superá-los. Novamente volte a se ver atingindo o sucesso.

- Evite situações que desencadeiem hábitos que você deseja superar. Por exemplo: se quer deixar de fumar e sempre tem vontade de acender um cigarro após tomar um café, troque a bebida por água, chá ou suco.

- Não seja intransigente, perdoe-se; se você escorregar, refaça seu compromisso e siga em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...