sábado, 25 de abril de 2015

Táticas para alcançar seu objetivo

Padrão dos Descobrimentos - Monumento em homenagem ao Infante D. Henrique, homem de ciências, "trabalhador aplicado" e que deslanchou as navegações de Portugal - Foto do acervo

Continuo lendo a matéria sobre como alcançar meus objetivos. Que não é fácil eu já sabia desde criancinha, porque sempre tive de me esforçar bastante para conseguir as coisas que tenho, materiais ou não. E em alguns casos, mesmo trabalhando muito, não cheguei lá. Talvez tenha me faltado traçar estratégias: quando, onde e como pretendia alcançar esses objetivos. 

O psicólogo Peter Gollwitzer, da Universidade de Nova York, criou uma técnica chamada "se-então", ou execução de intenção. A intenção é criar um sinal automático que faça emergir o comportamento que se quer. A efetividade não é 100%. Dizer o motivo para seus planos, como 'quando eu chegar ao refeitório, vou pegar uma salada porque quero ser saudável' não funciona porque pensar sobre o motivo interrompe o automatismo. Os objetivos precisam estar bastante claros antes, e a execução de intenção mais eficaz é em forma positiva. Como "vou ignorar o telefone", em vez de "não vou atender ao telefone". O que me lembra o livro 'O poder do subconsciente', de Joseph Murphy (http://www.saraiva.com.br/o-poder-do-subconsciente-4642275.html). Recomendo, viu? Adicionar imagens mentais também ajudaria. 

A revista Mente & Cérebro resumiu as atitudes que fazem a diferença para alcançar os objetivos em quatro grupos, dos quais já se falou em dois. O terceiro seria "dar um passo de cada vez". É preciso flexibilidade até se encontrar a melhor forma de incorporar novos hábitos. 

Finalmente. sem plano de ação, voltamos ao marco zero. Então:

- Prepare-se para situações específicas. Por exemplo, se você não deseja mais comer carne, pode pensar com antecedência no restaurante ao qual pretende ir para garantir opções vegetarianas no cardápio. Em caso de uma viagem para uma cidade desconhecida, é útil planejar antes de sair de casa. Se a ideia é parar de beber, pense com antecedência no que responderá quando alguém lhe oferecer uma bebida. Assim, um simples "Não, obrigado" pode ser dito mais natural e espontaneamente - e despertar menos ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...