domingo, 4 de novembro de 2007

Em casa (Salem)


Uma vez meu irmão me trouxe uma vassoura (daquelas de palha, q a gente associa às bruxas das histórias) do Canadá p/ mim - e disse q agora ñ faltava mais nada. Muito engraçadinho. A parte séria da coisa é q essa história de bruxaria é associada a inquisição, repressão, tortura - e quase sempre com relação a mulheres. Em Salem, a data histórica dos chamados Julgamentos é o ano de 1692. Ñ consegui passar dos passeios turísticos na cidade, tudo por causa da preguiça, q me fazia acordar tarde... talvez apareça outra oportunidd. Enquanto isso, leio sobre o assunto em livros q comprei lá.
Num desses livretos, The Salem Witchcraft Trials, de Katherine W. Richardson, menciona-se q as crenças supersticiosas datam dos tempos A.C., mas q a grande luta da igreja (tanto a Católica como a Protestante) atingiu proporções épicas na Europa nos séculos 15, 16 e 17. Ñ se estranha q tenha se espalhado pelas colônias (aqui tb tivemos Inquisição...). Milhares de pessoas foram mortas.
Além do fato de sermos naturalmente curiosos com relação ao mágico, tb são possíveis outras leituras. Por ex., o teatrólogo americano Arthur Miller escreveu uma peça sobre o assunto, q se tornou um filme em 1996, estrelado por Daniel Day-Lewis e outros, mas como uma alegoria relacionada à caça às bruxas q se deu nos EUA na época da Guerra Fria. O q me faz lembrar dos dias de hoje, com a paranóia depois dos atentados (ñ só nos EUA, como no mundo inteiro). Justificado, em parte, mas há muito mais por trás do q simplesmente histeria. Enfim. Como eu estava de férias, tirei férias tb de pensar. Por isso a foto. O motorista do trolley fez questão de pará-lo p/ q eu posasse - ele achou q meu primo era meu marido, e q se eu ñ fosse comportada, esse seria o meu castigo. Tenho certeza de q meus colegas de trabalho e algumas pessoas da família concordam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...