sexta-feira, 2 de novembro de 2007

São tantas emoções


Quanto mais velha vou ficando, mais vou me permitindo me emocionar. Cry me a river... já dizia a bela canção. Foi assim no amargo ano de 1999 (no comments), em 2004, quando cheguei no velho centro de Barcelona, quando entrei na Catedral de St Patrick, e quando fui ao Ground Zero (onde costumava passear no antigo World Trade Center) e à igreja de St Paul, onde se reuniram os socorristas do atentado. A maioria das fotos q tirei ficou ruim. Talvez tenha sido o subconsciente (embora eu saiba q sou uma fotógrafa muito sofrível) - já q evitei tirar fotos q considerei "sensacionalistas", pq expõem demais o sofrimento da tragédia. Mas foi impossível evitar as lágrimas em todas as situações que citei. Ñ se diga q eu sou aculturada. É lógico q sou, devido ao bombardeio de influências q sofremos via mídia, ñ há dúvida. Mas acredito na minha capacidd de me sensibilizar com qq tipo de sofrimento. A indiferença ñ me acometeu, como aos políticos de todos os tempos e lugares, q ñ hesitam em embolsar $$$ q deveriam atender ao povo. Sim, é verdade q ñ tenho vontade de ir à África - tb, para q, se moro de frente para uma favela? Visualizar o ruim, só para promover melhorias. Quem se beneficia do sofrimento é vampiro, já mencionado aqui sob outra forma. Enfim, vale a visita - e, por favor, sem hipocrisias, ou vampirização de emoções, só solidariedd, e uma oração sincera, por todos aqueles q sofreram e sofrem até hoje as conseqüências do horrível atentado. Quando sair por aqui, assistam ao filme Kingdom. Ñ é uma obra de arte, mas o final é emblemático - representa à perfeição o q um ato pode gerar. É aquele famoso clichê da pedrinha q se joga no lago e seu impacto vai formando círculos q se espraiam...
A foto é do cemitério ao lado da igreja, mas os túmulos são bem antigos, têm mais de 200 anos. As placas espalhadas dão conta de q apesar dos escombros q se espalharam por toda parte, e do impacto, a igreja sobreviveu, e foi o refúgio já mencionado. Tem gente q ñ acredita na idéia de Deus. Eu já concordo com a idéia de q Ele está nos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...