sábado, 10 de novembro de 2007

Um outro tipo de viagem

Livros. Óbvio. Tenho essa montanha de livros q trouxe de viagem, dos romances, passando, pelos thrillers, históricos até um sobre o conflito entre árabes e israelenses. E de auto-ajuda, confesso. Estou investigando tudo q diz respeito a 'O Segredo'. Mas eu queria falar de Jane Austen. Meu livro favorito é 'Pride and Prejudice', dessa autora, lido pela primeira vez na faculdade de Letras, como objeto de estudo. E depois relido inúmeras vezes. Parece q ñ é esquisitice só minha. Em 2004, uma matéria no jornal inglês The Guardian diz q 1900 mulheres apontaram o personagem masculino principal, Mr. Darcy, como o seu herói ficcional favorito. Além de ele ser a inspiração para o personagem Mark Darcy (junto com o ator Colin Firth, q desempenhou o papel na série da BBC), de Bridget Jones.
Bem, pois assim como Shakespeare, q escreveu todos os livros do mundo (parece q tudo q a gente lê deriva de algo q ele escreveu), e Da Vinci, q inventou tudo (mesma analogia - e a conclusão foi tirada de uma exposição q visitei com Jackie X na Casa França-Brasil, maravilhosa, além da companhia), Pride and Prejudice tem uma série de derivações.
Outro dia mesmo, zapeando a tv, achei uma produção indiana - o cinema de lá é prolífico, e apelidado de Bollywood. Em inglês, chama-se Bride and Prejudice. O trocadilho é infame, embora só faça sentido em inglês, por causa da grafia das palavras. Orgulho e Preconceito ñ é tão bonito quanto o título original. É? Aliás, vi o livro traduzido ontem, numa edição de bolso, na Siciliano. É um livro fantástico, então... vá lá, recomendo de qq jeito.
Agora, estão lançando um filme, q estava passando em NY, q parte de um grupo aficcionado pelo livro. O filme é baseado em um livro, q ñ é o original, claro. Como ñ gostei da crítica do New York Times, ñ fui assistir e nem comprei o livro. Agora estou me mordendo de curiosidd. Talvez por isso tenha comprado um livro na Bordersa chamado 'Me and Mr. Darcy'. Li hoje. Engraçado, cita trechos do livro, e, mais uma vez, tem uma história derivada. Falta de imaginação ou criatividade? Sei lá. Ele me divertiu, encantou. A autora é Alexandra Potter, é inglesa. Ñ sei nada sobre ela, ñ tenho nenhuma referência a seu respeito. Mas me proporcionou um sábado adorável, e bem de acordo com o tempo estranho - nublado, apesar do calor. Claro q sou tão fanática pelo livro (o original) q qq coisa q remeta a Jane Austen, Mr. Darcy e Elizabeth Bennet vai prender minha atenção. Me fez viajar. Aquele tipo de viagem q eu mais aprecio - aquela em q ñ tenho de arrumar ou arrastar malas, ficar ansiosa, me cansar... é por isso q eu odeio dores de cabeça ou enxaquecas - elas me impedem de fazer o q eu mais amo no mundo, q é ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...