quarta-feira, 19 de março de 2008

Felicidade?

Ler "Felicidade", de Eduardo Giannetti. Não li, mas os comentários na matéria da revista Época sobre o tema me deixaram curiosa. Tenho um livro dele que achei ótimo. Lembro o nome? Não. Mas leria/lerei outros.
Segundo a revista, Gianetti diz que a felicidade completa pode trazer paz e alívio, mas ao custo de aniquilar o que a humanidade tem de melhor - a capacidade de criar, ousar e experimentar.
Cita-se John Stuart Mills, filósofo inglês: "É melhor ser um Sócrates insatisfeito que um porco satisfeito".
Triste me considerando, estou em boa companhia, então: Fernando Pessoa, Beethoven (com ele compartilho ainda o dia de aniversário, se não o talento musical), João Cabral de Melo Neto (sofria dores de cabeça constantes também). Naturalmente, não estou comparando os meus dotes com os destes gênios que eu admiro. Como poderia? Quem pode copiar
de Cabral de Melo esse duro, cortante e intrigante poema que eu amo, Uma faca só lâmina?

Seja bala, relógio,
ou a lâmina colérica,
é contudo uma ausência
o que esse homem leva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...