domingo, 28 de dezembro de 2008

Crítica literária pretensiosa

Terminei de ler o Confessions of a Jane Austen Addict (relembrei os tempos de devorar livros, e fiquei até 4 da madrugada - já tinha lido o final mesmo, então... o q é um feito e tanto, considerando a minha atual dispersão, e considerando-se q na hora do almoço ainda estava começando). Well. O q gostei:
"... all I can do is obsess about whether some strange woman that might be living in my body is dissatisfied with her new home. Anna once told me that obsession is just the mind's way of avoiding the real issues."
Em todos os livros há os agradecimentos de praxe relativos às pesquisas que permitiram a formação do cenário. Imagino que alguém há de ter realmente falado isso: a obsessão é apenas o jeito de a mente evitar os assuntos importantes. Será? Deu-me o que pensar.
Tinha outra coisa interessante, mas ñ estou conseguindo achar.
O que eu achei: espreme, espreme, e não passa de um entretenimento (mais um) que bebe na fonte-mestre: Jane Austen. Há os agradecimentos de praxe, inclusive à Jane Austen North American Society. Bem, se eles fazem bailes de época, devem ser como os Trekkies. Aficcionados, quero dizer. Nada contra. Se eu tivesse ido a Bath em setembro, pegaria o Festival Jane Austen. Pelo menos a minha loucura é mansa, eu ñ jogo bomba em ninguém.
Fato é que que eu esperava um pouco mais. Gostei mais de Jane Austen in Boca, hilário, ou Me and Mr. Darcy. Quando os textos tentam reproduzir a época acabam se tornando falsos. E a conversa entre a personagem principal e Jane Austen, what the hell?!?!?!?!?!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...