quarta-feira, 25 de março de 2009

A hora do planeta está chegando

Literal e figurativamente. No mundo inteiro está se fazendo a campanha para se apagarem as luzes por 1 hora no dia 28 de março, a partir das 20:30. Estou divulgando, por e-mail, em casa e no trabalho, no Twitter, no Facebook, no Orkut, aqui... O planeta também está em crise - embora as pessoas estejam falando mais do aspecto econômico. Parece que se os banqueiros e os empresários tivessem continuado a ganhar dinheiro no "mercado", tudo continuaria muito bem, obrigada.
No Rio de Janeiro, enquanto isso, em plena Copacabana, cidade tornada famosa no mundo inteiro, traficantes agem na cara da polícia e disputam morros onde possam controlar seus negócios. A culpa, segundo o secretário de polícia, é do usuário. Não é do traficante, não é da polícia, nem da justiça, dos fazedores de lei, do estado, ou dos responsáveis pela educação que vem descendo ladeira abaixo desde a ditadura, nem de quem não permite o controle da natalidade. É só do usuário da droga.
É como o desmatamento, ou a questão do lixo, da água: a culpa é só do indivíduo que joga o lixo onde não deve. Não é da indústria que polui, ou dos governos que não instituem políticas de sustentabilidade, ou do legislativo que só tem compromisso com os respectivos lobbies, nem dos fiscais que nada fiscalizam.
A hora do planeta está chegando. Esperemos que nossos filhos tenham alguma chance.

Hora do Planeta 2009.

2 comentários:

  1. Espero que não apaguem a iluminação pública, isso vai gerar inúmeros incidentes de segurança.

    ResponderExcluir
  2. Não li nada a respeito...

    ResponderExcluir

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...