domingo, 24 de maio de 2009

Continuando a viagem virtual

13- Berlim - Joseph Roth - Companhia das Letras
Cronista atento das primeiras décadas do séc. 20, o jornalista teve seus relatos sobre a capital alemã reunidos nesse livro, onde descreve em minúcias a transformação de uma cidade imperial numa metrópole que logo seria cenário de alguns dos episódios mais marcantes do século.

14- Alfred Döblin fez sua própria versão do Ulisses de James Joyce em Berlim Alexanderplatz (Rocco), romance ambientado no distrito operário da capital alemã. É considerado um dos livros mais importantes do século 20.

* * * * * * * * * * * *

Fico pensando porque nunca planejei uma viagem à Alemanha, terra dos avós de minha mãe. Raízes são importantes, dizem. Temos as raízes culturais, e ficamos escarafunchando as tradições greco-romanas. As religiosas, cada um tem a sua. E as pessoais. Aí é uma verdadeira barafunda. Uns vão à Índia, outros fazem o Caminho de Santiago, outros vão à Irlanda.
Eu teria de escolher entre a Síria e a Alemanha. Não optaria por um país árabe, pois confesso a resistência a circular sozinha em países onde predomina a religião muçulmana. Não acho que seria bem-vinda, e não me sentiria bem. Também prefiro viajar onde a língua me seja familiar. Inglês, de preferência.
Mas se sempre viajei com deslumbramento para os EUA, porque resisti a ir a Londres (finanças à parte)? Para depois ficar de queixo caído (apesar das críticas ao colonialismo...)?
E pq nunca cogitei de conhecer a terra dos meus bisavós, com uma história tão interessante, e tantos marcos históricos e arquitetônicos? Mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...