domingo, 3 de maio de 2009

A volta ao mundo em 80 livros

Fonte: Revista Próxima Viagem

1- VIAGEM A PORTUGAL (Companhia das Letras) - José Saramago
"Dê mínimos ouvidos à facilidade dos itinerários cômodos e de rasto pisado, aceite enganar-se na estrada e voltar atrás".

2- OS MAIAS (Ateliê Editorial) - Eça de Queiroz
Ambientado no século 19, acompanha os passos de uma família nas altas rodas de Lisboa e Sintra.

3- POR QUEM OS DINOS DOBRAM (Bertrand Brasil) - Ernest Hemingway
Narra o amor de um americano e uma espanhola na frente de batalha (guerra civil espanhola 1936-39).

4- O FLÂNEUR: UM PASSEIO PELOS PARADOXOS DE PARIS (Companhia das Letras) - Edmund White
A palavra flâneur, usada para designar quem caminha sem pressa por uma cidade, parece ter sido inventada para Paris.

Por esses dias uma amiga me falou de uma "oferta" de uma agência de viagens - 5 dias em Paris, ou algo parecido, por um preço razoável. O que não se leva em conta na propaganda é que os tais 5 dias incluem o dia de ida e o dia de volta, ou seja, o tempo q vc gasta viajando, o q ñ é pouca coisa. Fora o jet-lag. Bom. Eu diria que é má-fé. Mas tem pessoas que se acham totalmente incapazes de botar os pés pra fora do país pq ñ falam outra língua q ñ o português. Dificulta, mas ñ impossibilita. E eu sempre achei q viajar com guia amarra.

Fernando Pessoa (ou alguém antes dele, li outro dia e não sei quem é) dizia que navegar não é preciso. Viajar não é preciso. Sim, há todas as questões práticas - documentos, dinheiro, hotel, alfândega... vencidos todos esses obstáculos assustadores (como são rudes os oficiais de Chicago!), é se soltar. Saramago está certo, aceitar enganar-se na estrada e voltar atrás é essencial para não enlouquecer. Viajar é sonhar. Antes, durante e depois. E o bom é torcer para retornar. E se não puder, ler, porque viajar dessa forma é viajar com a alma. Tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...