segunda-feira, 25 de maio de 2015

Aonde ir?

Tanto já se disse sobre viajar... Ainda não sei se é sinal de inquietude ou de busca, de curiosidade ou necessidade (seja lá do que for, até de aparecer na foto em frente ao monumento famoso). Mas sei que muita gente tomou gosto pela coisa, depois que viajar se tornou mais fácil, do ponto de vista financeiro, a despeito do desagrado dos mais elitistas. 

Passamos a poder fazer o que antes era proibitivo, e de repente, Nova York se tornou um destino possível, como outros.

E o que veio facilitar ainda mais a nossa vida foi a internet. Se antes dependíamos de um agente de viagens, parece que essa é uma profissão em risco, ou que vai ter de se adaptar ao imenso leque de opções que sites de pesquisa de preços nos oferecem.

Fica um pouco mais fácil quando sabemos de antemão para onde queremos ir. Quando não temos ideia, podemos ousar e aproveitar exatamente essa característica da internet para correr atrás das promoções. Difícil é saber quando se trata realmente de uma promoção ou mera propaganda enganosa. Haja pesquisa.

A toda hora recebo os mais diversos emails com promoções, principalmente de sites de compras coletivas, mas também de cias. aéreas. Talvez um dia ainda experimente uma dessas "ofertas", só que cada vez que clico num link desses para sondar, me decepciono com alguma coisa, principalmente se estiver pensando em viajar sozinha, porque o preço aumenta muito. Vejo muitas restrições em qualquer tipo de pacote, já começando pelas datas disponíveis, mas o que mais me inibe é quando pesquiso algum lugar que já visitei, como Nova York ou Paris, vou conferir os endereços dos hotéis, e constato que não são bem localizados. E localização pra mim é o primeiro quesito nas minhas definições de destino de viagem. Quando se está num local central, há mais segurança e se economiza nos deslocamentos. 

Como dinheiro é fator preponderante, passei a ser mais seletiva. Não dá pra eleger destinos exóticos, com os quais aliás, não tenho muita afinidade mesmo, e ficar sem ver lugares que sempre sonhei conhecer, ou até gostaria de rever. Prefiro ir 10 vezes a um mesmo lugar de que gosto, e inventar o que fazer de diferente, a acampar no deserto com uma tribo beduína (ainda que isso fosse possível).

Então, ainda tem muito a esgotar no Reino Unido, na França, nos Estados Unidos (por favor, dólar, chegue a uma cotação razoável!). Apesar de eu querer muito, por ex., conhecer São Petersburgo. 

Por enquanto, vou andando pelos sites/blogs TripAdvisor (http://www.tripadvisor.com.br/), Lonely Planet (https://www.lonelyplanet.com/), Viaje na viagem (http://www.viajenaviagem.com/) e Rough Guides (http://www.roughguides.com/), dentre outros (sigo vários perfis no Facebook e Twitter), só pra começar a sentir o que há de interessante, compro revistas especializadas quando sai alguma matéria que me agrada, releio os guias que já tenho (e são muitos), até fazer uma listinha do que eu tenho vontade de conhecer ou rever. É pra fazer uma espécie de votação interna, ver o que balança mais meu coração. 

Se eu tivesse que recomendar uma primeira viagem para qualquer pessoa, diria para ela ir a Nova York. Há inúmeras razões, mas pra mim foi simplesmente amor à primeira vista, e esse amor continua intacto. 

NYC - acervo pessoal


Concrete jungle where dreams are made of, 
There's nothing you can't do
Now you're in New York! 
These streets will make you feel brand new, 
Big lights will inspire you, 
Hear it for New York! 
(Empire State of Mind, Alicia Keys) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...