domingo, 17 de fevereiro de 2019

Mais lembranças de viagens: Amsterdam

A viagem começou em S. Petersburgo, e terminou em Amsterdam. Tempo passado, não me lembro mais como foi decidido esse roteiro. Mais uma vez a lógica não é a que se esperaria, quando se consideram as respectivas fronteiras, mas foi o que se fez, e o encantamento foi tanto que uma vez só é pouco.

O prático: chegar no aeroporto, e pegar o trem para o centro da cidade. Fácil e sem pesar no orçamento. A estação de trem já é uma atração.


Estação Amsterdam Centraal - Acervo (2016)

Fonte: http://maps-amsterdam-nl.com/amsterdam-canals-map

A estação Amsterdam Centraal foi aberta em 1889, e sua arquitetura tem traços góticos e renascentistas (revivalismo), e desde 2014 atende a 22 rotas nacionais e 8 internacionais. Com uma boa disponibilidade de hotéis e restaurantes em suas imediações, facilita a vida do viajante. É um bom ponto de partida para ônibus, para um passeio de barco, ou simplesmente para se chegar a alguns lugares interessantes, como a Dam Square, igrejas históricas, e o bairro da Luz Vermelha, por exemplo.


Dam Square vista do alto - Acervo (2016)

A cidade dispõe de inúmeros meios de transporte, dois dos quais não utilizei: o metrô porque não sentimos necessidade, já que o tram te leva a qualquer lugar; e a bicicleta porque não sei andar nela. Juro. 

Sempre prefiro visitar cidades onde se disponha de um bom sistema de transporte público, e que possam ser percorridas a pé nas áreas mais interessantes. Amsterdam é dessas. Também aprendi a usar o hop on-hop off, já que nunca temos tempo suficiente para ir de um lugar a outro. Aqui recorremos a outra opção: o passeio de barco. Como a cidade é cortada por canais, esse passeio dá uma boa ideia da cidade. Combinando com as caminhadas e uma volta no tram, de ponta a ponta, começando na estação de trem ou na Dam, é possível pelo menos visualizar a arquitetura e o movimento da cidade.

Amsterdam tem tudo que possa atrair um visitante, mas meu interesse específico é história e arquitetura, sem deixar de prestar atenção nas oportunidades de descobrir restaurantes bons e de preço que caiba no meu orçamento. Então: museus, igrejas, croquetes, batatas fritas e waffle de Nutella. Pra quem gosta, cerveja. Uma vez assisti a um programa sobre o processo de elaboração de cerveja na Heineken. Achei muito interessante, mas não quis fazer a visita. Questão de relevância.  

O que eu acho que deve ser visto: 
- Museus: Rijksmuseum, Van Gogh. Mas deu tempo de visitar o MOCO, e adorei.
- Casa de Anne Frank.
- Casa de Rembrandt (não foi dessa vez, quem sabe na próxima?).
- Bairro da Luz Vermelha, que fica perto da Oude Kerk (uma igreja histórica).
- Dam Square (onde fica a Niewe Kerk, outra igreja histórica).

Tem mais? Certamente. Mas às vezes nossos gostos particulares nos levam a pensar em passeios fora da cidade. No caso, Keukenhof, onde estão as tulipas; e Haia, onde está o Mauritshuis, a casa que pertenceu ao nosso conhecido Maurício de Nassau, e onde se expõe o maravilhoso quadro "A moça do brinco de Pérola", de Vermeer, além de muitas outras obras belíssimas. 

A moça do brinco de pérola, Mauritshuis - Acervo (2016)

Na rua que vai da região da estação de trem à Dam Square há mais de uma loja de agências de turismo. Compramos um passe que nos foi muito útil, com desconto para museus e o passeio a Keukenhof. 

Decidido o que se vai querer ver, o passo seguinte é verificar nos sites os procedimentos para compra de ingressos. A antecipação evita filas mais longas. Quando fui à Casa de Anne Frank não havia venda online. Foi doloroso ficar numa fila gigantesca, num frio de matar, e ter de desistir. Mas a insistência recompensou. Na segunda tentativa conseguimos entrar. Agora já existe venda online, (https://www.annefrank.org/en/museum/), e 80% dos tickets são vendidos com dois meses de antecedência. Os 20% restantes são vendidos no dia, a partir das 9 h da manhã. 

Também se pode comprar ingresso para o Rijks com dia marcado. Uma possibilidade é o app Get Your Guide (https://www.getyourguide.com.br/amsterda-l36/entrada-prioritaria-ao-rijksmuseum-de-amsterda-t7135/). E para visitar o Van Gogh só com compra on line com dia marcado (https://tickets.vangoghmuseum.com/pt/compre-os-ingresso?_ga=2.256192075.1140052623.1550464968-1856127798.1550464968).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...