terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Medo de viajar

Estava com viagem marcada para Brasília. Nunca tive problema com viagens em si. Enjôo era uma constante. Ruim, mas um mal conhecido. O avião foi uma boa surpresa - já era adulta quando o descobri. Moleza! A estabilidade me permitindo ler, e não ficar entediada. A promessa de aventura, da simples novidade (do ritual de arrumar as malas, ir para o aeroporto, conhecer um lugar diferente) já eram uma alegria em si. Nem me preocupava com o q ficava para trás. Os filhos bem cuidados (por meus pais, confiança total... hehehe... bem verdade q eles produziram cabeças desconjuntadas como a minha, mas, por uma estranha lógica, embora eu tivesse noção disso, tinha essa tranqüilidade - provavelmente por saber que eles dariam tudo de si para cuidar das crianças, assim como o fizeram comigo e com meu irmão, mesmo com as disfuncionalidades perceptíveis a olho nu), compromissos equacionados...
Um belo dia me descobri ansiosa. Conversei com meu terapeuta a respeito disso, e ele declarou que era medo de morrer sozinha, longe de tudo e todos q eu conhecia. Até hoje penso nisso, e ñ estou convicta de sua absoluta verdade. Talvez parcial. Sei lá.
Engraçado é q antes, quando eu ñ me preocupava (?), ñ conseguia dormir. Viajava a noite inteira para NYC, e nada. Agora, q me preocupo, durmo. Ñ direto, o tempo todo, mas o suficiente para ñ ficar um caco.
Ñ importa o destino, a duração da viagem. A ansiedade é a mesma. Antes, durante e depois.
Botei no Google 'medo de viajar'. Apareceu 'fobia'. O site http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl23.htm diz que medos irracionais são chamados de fobias e fazem parte dos transtornos da ansiedade, afetando 400 milhões de pessoas pelo mundo afora, segundo a Organização Mundial de Saúde. A ansiedade é dada como 'normal' (é? então pq vendem tanto remédio contra ela?), mas quando se torna exagerada, vira um transtorno, que é quando o medo toma conta.
Medo? Angústia?
Quanto mais avanço no Google, esse instrumento que Thomas L. Friedman, no seu livro O Mundo é Plano, diz que possibilita sabermos tudo e achata o mundo, mais vejo que o assunto é simplesmente infinito. Digito ansiedade angústia, e aparecem 879.000 hits. Pulo para a Wikipedia, que diz que angústia é
ressentimento, dor e ferida na alma. Já a ansiedade é biológica, e antecede momentos de medo, perigo ou tensão, provocando sintomas desagradáveis no corpo. Eu já acho a ansiedade em si desagradável, pq nem sempre tem sintomas declarados, nítidos.
Ir pode ser bom. Ficar também. Voltar idem. Depois fica aquela confusão: tem o alívio de se voltar ao ninho, e a saudade do que se viveu, de onde se ficou. Por ex., tenho sentido grande saudade de Boston, de NYC. Em Boston, o que marcou foi a vivência, o convívio com meu primo e sua esposa. As descobertas ganharam nova cor com a revisitação da minha história pessoal, e com o convívio humano com pessoas com quem descobri tantas afinidades. New York... bem, NY é NY. Para quem ama, ñ há nada a dizer.
O que será, afinal, o medo de viajar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...