domingo, 3 de fevereiro de 2008

Macela

Achei uma revista Saúde antiga q diz q a macela ganhou o aval de pesquisadores catarinenses (UFSC) para tratar a má digestão. Good news. Quase todo mundo q eu conheço tem gastrite!
É conhecida por macela, macela-amarela e macela-do-campo, e é mais comum no RS, SC, PR e MG.
O fato é q entramos na mania de dieta pra compensar os excessos (alguém já viu a Gillian MCKEITH, no programa Você é o q vc come? E no programa 3 noivas gordas para 1 vestido magro? Passa no GNT. Tinha tb um outro programa, de uma médica oriental - os programas vêm da Inglaterra. O negócio é q a gente enlouquece quando vê uma pessoa devorar um bolo de chocolate inteiro de lanchinho... mas tem aquele monte de pequenas coisas q vamos ingerindo p/, ao final, se transformarem em 5 kg a mais ao longo dos anos... por isso um dos livros q acabei de ler se chama 'Exorcize sua alma gorda', de Andréa Codorniz, Ed. Matrix - acho q foi melhor q qq programa desses q eu falei, revistas sem fim q compro prometendo dietas mágicas... ele vai na jugular, descrevendo o comportamento das pessoas... e o pior, me remetendo à auto-flagelação, já q eu me descubro no mesmo lugar da minha mãe).
E depois botamos a culpa no estresse. Já fiz o meu mea culpa por ter apresentado o McDonald's aos meus filhos nos primeiros anos de vida. Pelo menos eu ñ colocava refrigerante na mamadeira deles, até pq eles foram beneficiados com o aleitamento materno por um longo tempo. Diz o meu médico de 20 e tantos anos q se eu ñ tivesse sofrido o acidente de automóvel quando meu filho tinha 1 ano e 4 meses, eles estariam mamando até hoje - verdade, eu teria sofrido horrores.
Então, dito isto, vamos à dica. A matéria da revista diz q se confunde o q é má digestão, termo usado p/ qq dor estomacal, quando esta é causada por excesso de comida gordurosa, q demora mais tempo p/ ser digerida, provocando mal-estar, indisposição e gases. Antes q fique escatológico (vejam o programa 'É bom pra vc', tb no GNT, q vem esclarecendo sobre todos os tipos de cocô q o homem pode produzir; aliás, na Oprah o Dr. Oz tb teve um segmento dedicado ao assunto), a tal dica: a receita.
Em 1 xícara de chá, ponha 1 colher de chá das flores secas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara da infusão de manhã, em jejum. Depois, beba 1 xícara antes do almoço e do jantar. Mas vá ao médico se a dor não passar! E coma menos (conselho q eu estou buscando seguir, mas com um detalhe: comer de 3 em 3 horas; ficar sem comer ñ emagrece ninguém)! (Revista Saúde, Abril, n. 199, Abr 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...