sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Budismo

Será que alguém consegue viver o momento presente, ao pé da letra?
Pessoalmente, estou em um de dois estados: no passado, tentando reconfigurar o que foi, buscando respostas para o presente e a chave para o futuro; e no futuro - o presente é só um pretexto para planejar para o dito cujo.
Exceções honrosas: quando estou lendo, mas aí estou mergulhada num mundo que não é o meu, é a fantasia mais plena, e quando estou embrenhada em algum projeto, pessoal ou profissional.
Viajar, por exemplo, é um projeto interessante: digamos que se leve 15 dias efetivamente no trajeto. Na prática, quando se trata de uma viagem intercontinental, e se viaja solo, são tantos os detalhes, que se começa a viagem muito antes: quando se começa a sonhar. Quando ela termina: praticamente nunca. Até diria 'nunca', mas com a ameaça do Alzheimer, já ñ se pode mais dizer isso.
Não são nem as fotos que nos remetem às lembranças. Há outros tipos de registros - a gente pode criar um blog ou pode recorrer ao tradicional diário. Mas basta ler um registro alheio e as memórias fluem. Mais uma vez: desde que haja um resquício dela. Para quem tem caso de Alzheimer na família, é um fantasma a pairar.
Não gostaria de lembrar de tudo, mas gostaria de ter uma memória daquelas de desencavar fatos empoeirados pelo tempo. Pra que, não sei bem. Acho bom ter um registro, raízes talvez. Sempre gostei de história, sou descendente de imigrantes, gostaria de saber quando meus avós desembarcaram neste país, e até os porquês. Porque aqui e não acolá. Porque meu sobrenome se escreve deste jeito, e não do jeito que deveria ser. Todos os antigos já morreram. As grafias se alteraram. Talvez já não tenha mais importância. Mas a história é importante. Na raiz está o nosso centro, nosso equilíbrio. Quero achá-lo. Mesmo para escolher um caminho diferente, é preciso saber de onde se parte.

Um comentário:

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...