sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ana Maria também é cultura

Um dia eu acabo de arrumar esta casa. Como eu guardo coisa. Revista de 21/9/07!
7 maneiras de evitar o estresse, por Lígia Scalise. Há 1000 maneiras. Ler. Beber um vinho (cairia muito bem com essa primavera outonal que fez desabar um temporal no Rio - um chá ou um chocolate quente como o que eu tomei hoje tb vão bem). Spa. Massagem.
Para os pobres infelizes que se meteram na estrada antecipando o feriadão, não tem jeito. O inferno começou cedo. Hoje de manhã já tinha um motoboy com a moto no chão, no meio do trânsito caótico.
As malditas pedras portuguesas, de que ninguém cuida, mais as calçadas, onde as árvores plantadas quando fizeram o planejamento (?) urbano há décadas espalharam suas raízes, são um acidente à espera de um incauto, uma vez que desconhecem o que é uma superfície plana. Não sei, talvez no Leblon, o metro quadrado mais caro da cidade (onde pedestres podem circular, claro, não estamos falando da Barra, lugar bizarro feito para carros).
Enfim, divago. Às 7 dicas.
1- Respire ao ar livre. Um estudo americano constatou que 88% das pessoas habituadas a ter contato com a natureza respondem melhor ao estresse. Vale qq atividade, desde caminhar em parques até relaxar por 10 minutos em uma praça durante seu horário de almoço.
2- Imponha-se limites. Um dos estopins para a ansiedade é aquela sensação de que não vai dar tempo. "Vc só pode fazer uma coisa de cada vez. Tenha foco. Decida o que é mais importante e dedique-se a isso", ensina Jael Coaracy, consultora do livro Vai Dar Certo (ed. BestSeller).
3- Aperte os pés. A reflexologia se baseia no princípio de que temos todos os pontos do corpo na sola dos pés. Par aliviar a tensão, prepare uma bacia com água morna, 2 xícaras de sal grosso e um punhado de hortelã. Massageie um pé com a mistura, em sentido horário, por 10 minutos, enquanto o outro fica de molho. Coloque bolinhas de gude no fundo da bacia.
4-Bote pra fora. Em vez de ficar estressada e isolada no seu canto, experimente conversar com alguém de sua confiança. O simples fato de colocar pra fora aquilo que te provoca agonia já vai fazer um bem danado.
5-Seja flexível. Nada de se desesperar quando algo inesperado acontecer. Reflita: um imprevisto não significa perigo. Às vezes, aquilo que apareceu de surpresa pode ser uma ótima oportunidade. Ouse!
6- Faça bom uso do trânsito. Antes que vc entre na neurose de gritar ou xingar o motorista do lado, use o tempo em que está parada no trânsito para fazer algo que lhe dê prazer. Escute suas músicas preferidas!
7- Faça um spray antiestresse. Elaborado pelo aromaterapeuta Fernando Amaral, esse spray é uma saída para acalmar. Anote a receita: 200 gotas de óleo essencial de lavanda, 50 gotas de óleo essencial de laranja doce, 80 ml de álcool e 400 ml de água. Misture os óleos no álcool até que se dissolvam por completo. Depois, misture-os à água e coloque em um borrifador de meio litro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...