sábado, 10 de outubro de 2009

A língua liberta

Atiq Rahimi, autor de Syngué sabour, é o escritor afegão exilado na França que veio para a FLIP falar com Bernardo Carvalho, de O filho da mãe, sobre o tema “O avesso do realismo”.

'Syngué sabour' - Pedra-de-paciência - foi escrito sob o impacto da violenta morte da poeta Nadia Anjuman, ESPANCADA até a morte pelo marido e com a conivência da mãe que a considerava liberal demais. A obra é libertadora, deu ao autor um prêmio (Goncourt - 2008) que lhe deu também reconhecimento em sua terra natal, para onde ele pensou nunca mais poder voltar depois de ter escrito tal coisa, e onde agora, pela poder da palavra escrita ele se faz ouvir.

Uma das inspirações para Bernando criar 'O filho da mãe' foi o assassinato por motivos políticos da jornalista russa Anna Politkovskaya, que denunciava os crimes da guerra na Chechênia. Além disso, o livro fala do drama das mães quando seus filhos soldados estão em guerra. Como se pode ver, a ficção não é apenas o avesso da realidade, ela é tranformadora, reveladora e libertadora. Diverte como diverte um parque de diversões, mas também reflete em nossas cabeças como as nossas imagens na velha casa dos espelhos, causando impressões tranformadoras.

A tal pedra-da-paciência citada por Atiq serve “…para todos os infelizes do mundo. Conte a ela seus segredos até que a pedra estoure… até que você seja libertada de todos os tormentos.”…

Um trecho dessa obra de Atiq chamou especialmente minha atenção. Ali está citado o Corão, no início, onde o profeta conta da revelação do arcanjo Gabriel:

”- LÊ! Em nome de teu Senhor que tudo criou, que criou o Homem a partir de um embrião. Lê! Teu Senhor é de uma bondade universal, Ele que ensinou ao Homem, por seus escritos, o que o Homem não sabia…”

(Não sei de onde copiei essa resenha, sorry... só sei que data de junho/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...