segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conquistas

Quem me conhece sabe que não sou nada "prendada". Coisas de casa nunca foram meu forte, já que sempre fui voltada para atividades de escola e afins. No entanto, tenho a mania de colecionar receitas - como coleciono outras coisas tb, deve ser doencinha, e estou buscando curar isso me livrando das coisas gradualmente. As receitas estão sendo selecionadas pelo critério da praticidade (minha) e ingredientes: nada de carne crua, montes de ovos, separar gema de clara (dá trabalho), muito açúcar, muitas etapas, enfim, keep it simple
Procuro as coisas que gosto e às vezes até exagero, tenho mais de 1 receita para o mesmo prato, mesmo que não varie. Uma coisa que ainda não variei, por exemplo, é o bolo de chocolate. Venho fazendo a mesma receita há uns 30 anos. Claro, já variei o tipo de chocolate, a cobertura e já diminuí o açúcar. Só a base é a mesma.
O que é fato é que não sou boa de cozinha, a única vez em que tentei fazer macarrão ele grudou. Mas uma coisa deliciosa que descobri viajando é que não tem nada melhor do que a gente fazer uma coisa de que se tem medo ou se acha incapaz de fazer.
Daí que de tanto ver filme e programa de cozinha e de folhear receitas, e de me dar vontade de comer algumas coisas e não tê-las à mão na hora em que quero; e ninguém para fazer pra mim na hora em que eu quero, preenchendo os meus critérios acima, saí ontem para comprar os ingredientes. Acabei esquecendo alguns, anta, e fui de novo hoje. Bom pra caminhar e o tempo estava bom. Quando saí do supermercado, me deu fome e fiz uma coisa inusitada: comi um pastel de vento com Coca-Cola. Dá pra acreditar? O.o



As receitas que resolvi testar eram de Guacamole e Cookies de Chips de Chocolate e Nozes. De cara os cookies iam ficar sem as nozes. Não sou muito fã das ditas cujas e nem gosto delas nos meus cookies
A receita de guacamole leva 1 abacate, tomate sem semente, cebola (roxa), coentro (1/2 maço), sal a gosto, 1 limão (taiti),  1 pimenta dedo-de-moça, 3 c. sopa de azeite.
Tenho 2 receitas, uma de origem desconhecida e outra do site Bem Simples (http://www.bemsimples.com/br/receitas), que peguei na TV às pressas. Talvez esteja disponível no site, não sei, mas vale a visita. 
Basicamente, é amassar o abacate com um garfo, deixando alguns pedaços (não é pra ficar pastoso), regar c/o suco de limão e depois juntar a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite e o sal, misturando tudo.
Agora o que eu aprendi: 1) como ñ sei comprar abacate, já comprei aberto no hortifruti - garantia de que o dito cujo está no ponto; a receita manda que seja de tamanho médio; 2) a receita do Bem Simples ñ fala em medidas, mas a outra fala em 2 tomates, eu usei 1 só e está bom; 3) também deu pra dividir 1 cebola grande p/ 2 abacates (acabei tendo de fazer mais, eu sou louca por guacamole e meu filho tb); 4) 1/2 limão é suficiente; 5) originalmente o guacamole se faz com jalapeño, delícia de pimenta, mas eu nunca tinha encontrado por aqui; por acaso, ontem achei em conserva da Companhia das Ervas (http://www.ciadaservas.com.br/produtos_list.php?acao=12) no Pão-de-Açúcar, uêba! então fui botando... agora descobri q o jalapeño tem de 5 a 9 cm, e digo q tem mais do que isso no meu guacamole, mas ficou tão bom!!!! 6) botei bem pouco sal pq detesto coisa salgada, mas no segundo abacate testei um sal marinho com lemmon & pepper que tinha comprado pra experimentar (http://sabordchef.com.br/produtos_moedores.asp) e deu um gostinho especial. Nham. Hum, tenho de esconder o pote.





A outra receita é da Casa e Jardim (http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/1,,EMI242396-16777,00.html?preview=S).


¾ de xícara de açúcar cristal 
¾ de xícara de açúcar mascavo
10 gotas de essência de baunilha 
1 xícara de margarina com sal 
1 ovo 
2 ¼ xícaras de farinha de trigo 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1 xícara de nozes picadas 
2 xícaras de gotas de chocolate 



Tirei as nozes, em vez das gotas piquei 1 barra de Hershey's meio-amargo e botei 2/4 de Ovomaltine crocante (pq gosto do meu cookie choc-chip, ou seja, massa escurinha). 


Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 190 °C. Em uma batedeira, bata bem os açúcares com a margarina e a baunilha. Desligue e acrescente os outros ingredientes, misturando com uma colher até a farinha ser completamente incorporada à massa.

2. Com um boleador de sorvete pequeno, ou com a ajuda de duas colheres, distribua bolinhas de massa sobre uma assadeira de bordas baixas, sem untar, deixando 2 cm de distância entre cada uma delas.

3. Leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até corar (o centro deve ficar mole). Asse apenas uma assadeira por vez.

3. Deixe esfriar um pouco antes de tirar os cookies da assadeira. Se quiser, sirva com uma bola de sorvete. 



Bom, difícil é assar exatamente nessa temperatura, já que o meu forno gradua as temperaturas (180-210, e por aí vai). E eu ñ uso batedeira, pq 1) tenho preguiça de lavar aquelas pazinhas e 2) minha pia está cheia de tralha, ñ tenho mais espaço (aliás, esse é um dos critérios de escolha de receita, tudo tem de ser batido à mão. Foi o que fiz - só derreti a margarina antes no microondas, senão, nem Jesus. Não ficaram perfeitos - essa história de o centro ficar mole, sei não. A outra receita que tenho é a mesma coisa, eles ficam uniformes, não tem essa de o centro ficar diferente das bordas. Mas estão deliciosos. Da próxima vez dobro o chocolate - é bom pq se quiser dar uma esquentadinha no microondas derrete, bom demais, ainda mais com sorvete. A única coisa que me deixa sem paciência com os cookies é esse processo de tira e bota assadeira do forno.






Pra fechar, um chazinho, que ninguém é de ferro. E feliz porque achei o mesmo chá que achei no Tesco em Londres. Delicado equilíbrio de sabores. Delish. *.*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...