quarta-feira, 8 de junho de 2011

Viajar?


O que é que buscamos ao viajar? Não haverá milhões de respostas diferentes. Conhecer novos lugares, estudar, fazer compras, visitar amigos ou parentes, negócios. Talvez dê para agrupar nessas categorias básicas e algumas outras. O que pensa cada pessoa que se prepara para uma viagem intercontinental? Porque é necessário se preparar. Documentação (passaporte, visto, quando necessário), dinheiro (ou equivalente), reserva de hotel, passagem de avião (há quem prefira também fazer reserva de passe de trem, eu nunca fiz porque nunca fiquei tempo suficiente para usufruir das vantagens desses passes), e por aí vai.
Vai levar computador? Telefone com serviço de internet? Roaming? Tem tomada com adaptador universal? Perdi um tempo precioso em Viena catando uma tomada dessas. O roaming está custando uma fortuna - melhor checar os preços com a operadora, para não enfartar quando vir a conta ao retornar.
E a mala? Qual é o seu objetivo, fazer compras ou passear? Se é fazer compras, ponha uma dentro da outra, e volte com duas. Se não, viaje com uma, por favor, porque não há nada mais incômodo do que ter de lidar com duas malas. Verifique também os limites de peso permitidos pelas companhias aéreas - são diferentes na Europa e EUA.
Tenha um guia de bolso à mão, consiga um mapa da cidade ao chegar, e tente sair de casa (hotel, etc.) com uma ideia do que quer fazer, mas sem ser absurdamente rígida. Afinal, tudo é novidade, tudo vale a pena, se a alma não é pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...