quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A caminho dos castelos



"Oberammergau
é um município do distrito de Garmisch-Partenkirchen Estado Federado de Baviera, Alemanha. Encontra-se localizado no vale do rio Ammer. Esta localidade é conhecida principalmente pelas representações da paixão de Cristo que aqui são feitas a cada dez anos." (Wikipedia)

É uma gracinha mesmo, embora eu tenha achado uma perda de tempo, já que o guia (que, aliás, era ótimo e muito engraçado) só ficava falando nos relógios cuco, bla bla bla, e sem chance de eu arrastar um trambolho desses. Quem aguenta um barulho irritante assim???
Conclusão: quando chegamos a Neuschwanstein, ele, literalmente, nos implorou para não esperarmos a charrete na descida (por causa do tempo de espera). Foi tudo cronometrado.

Enfim. Recuso-me a crer na insanidade de Ludwig II. O sujeito era misantropo, visionário, e louco pela música de Wagner, sei lá. Mais insanos do que aqueles reis produtos de casamentos entre primos, impossível. Para não falar dos ditadores e fazedores de guerras. Os castelos são um sonho. Valeram cada momento da viagem. Linderhof tem um guia sensacional, e está completo, é perfeito; a guia de Neuschwanstein não lhe faz jus, e o castelo não chegou a termo, o que é uma pena. A vista é sensacional. Bom, só indo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...