segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Next stop: Praga


Já falei do motorista de táxi ladrão? Não custa lembrar. Agora que a República Tcheca entra na zona do euro, talvez o problema diminua. Mas, de qq forma, considerando-se que passei pelo mesmo problema em Buenos Aires, no reveillon, e que acabei de ler no Jornal do Brasil que uma "turma do mal" toma conta dos arredores do Corcovado, no Rio de Janeiro, e os táxis fazem a corrida por 5 vezes o preço da bandeirada, é óbvio que o problema é universal.

Fica o problema na cota dos aborrecimentos de viagem. Que, somado à grosseria de 1 moça e 1 rapaz que vendiam tickets para a entrada do castelo de Praga, são as únicas reclamações que tenho a fazer da cidade.

Já de cara, a recepção no hostel (Dahlia Inn) foi inusitada. Fora o medo que o motorista de táxi ("give me my money, madam") me provocou, e o fato de que a rua estava completamente deserta (ñ era um local "fashion", embora muito perto de tudo - tanto da estação de trem, como do centro, e se eu gostasse, ainda tinha um cassino na esquina) e escura, a sinalização era imperceptível. Só dava para ler 'Exchange'. Por sorte, chegaram 2 hóspedes, parece que eram americanas, e havia um bilhete, supostamente para mim (o host estava em algum lugar e deixou um telefone para eu ligar ?!?!), pq eu era a única hóspede aguardada para aquele horário. Problema é q meu telefone estava sem bateria - razão do meu short tour em Viena, e de qq forma, eu me enrolaria toda para fazer uma ligação internacional, com mala no meio da rua, no escuro, nervosa, etc. etc.

As moças abriram então a porta, e ainda se ofereceram para ajudar a carregar a mala. Eram 3 ou 4 lances de escada. Ai, ai. Não deixei, claro. Só de ñ ficar na rua já foi um espetáculo. Mesmo achando estranho: e se eu fosse uma golpista? Hum. Golpe complicado, claro. Oh, well. Assim que chegamos ao andar da recepção, que era o mesmo do meu quarto, o host apareceu. Über simpático, tudo muito fofo, internet grátis, recepção nota 1000. Quase compensou o motorista ladrão. Eu digo quase pq detesto ladrões, mas o Dahlia Inn é ótimo. Apesar das escadas. E da loucura da recepção com seus bilhetinhos. Mas a distância é superconveniente, eles são muitíssimo prestativos, me ensinaram a chegar na estação de trem, que fica muito perto (aí é que me deu mais raiva do motorista de táxi). Fui lá, comprei minha passagem para Berlim, e depois fui visitar a cidade. Espetacular. Só para finalizar falando bem do hostel, eles ainda chamaram o táxi para a estação de trem, e deu certo a garantia, correu tudo bem, mesmo sem falar nada de inglês, o senhor foi honesto e a corrida foi bem barata. (Não sei se descobri pelo TripAdvisor ou pelo TripWolf, mas é uma graça e a relação custo-benefício ótima).

http://www.dahliainn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...