sábado, 9 de julho de 2016

Delícias russas?

Kupetz Eliseevs ou Empório Eliseyev (acervo)

Passeando pela Nevsky Prospekt não há como deixar de reparar em um prédio lindo, que mistura características do estilo Art Nouveau com a arquitetura dos prédios mais antigos da avenida, e as incorpora à estrutura de granito da construção, que data de 1902-03. Destaque para a vitrine, não somente por sua beleza como pelos figurinos expostos, pequenas esculturas que parecem ilustrações de livros antigos. 

Vitrine do Empório Eliseyev (acervo)

Depois de restaurada, a loja se tornou um centro gastronômico que manteve os 7 departamentos originais, incluindo 33 metros de balcões expondo vários tipos de iguarias, típicas ou importadas, como salmão defumado, caviar, vinhos, chá, café, queijo, e doces à francesa. Não é só isso. A decoração é deslumbrante, do teto aos candelabros, e mantém algumas características originais do Art Nouveau, como a abundância, o brilho, e muitos detalhes com motivos florais. É como dar um passeio pelo esplendor da corte russa, com seus dourados, mobília antiga, luminárias elaboradas e candelabros. 


Detalhe do interior do Eliseyev (acervo)

Um bom começo de viagem por uma cultura. Não somente através da comida, como de sua história. Para mim, a melhor forma de conhecer um lugar e seu povo. Ver museus, monumentos e shows é básico quando se viaja como turista. Mas vale se informar um pouco sobre o lugar e seus costumes, e tentar experimentá-los. Provar algum prato típico ou ir a um restaurante local é, talvez, uma das maneiras mais simples e rápidas de absorver esse conhecimento, já que muitas vezes o tempo é curto. 

A matriosca vigiando os queijos (acervo)

Que não se estranhem as iguarias com jeitinho de Paris, pois é importante lembrar que a França tinha grande influência na época dos czares, quando a cidade de S. Petersburgo foi fundada. A arte da confecção de doces não poderia ficar de fora. Talvez isso explique um pouco do sucesso da confeitaria. Quando um cavalheiro convidava uma dama para ir ao teatro, não era incomum passar pelo Eliseyev para oferecer-lhe frutas frescas, chocolate e queijo. Daí nasceu a ideia de combinar uma loja com restaurante e teatro em um único local no centro de S.Petersburgo.

A loja é uma das poucas com características de loja de museu, que não somente presta serviços aos clientes, mas por meio do acesso a iguarias delicadas de todo o mundo, também lhes oferece a chance de mergulhar na atmosfera da época da cidade imperial. 

Em 2010 o prédio ganhou o status de proteção especial. Com mais de 180.000 visitantes por mês é, naturalmente, uma das atrações turísticas mais famosas da cidade, e de grande importância histórica como Patrimônio Cultural da UNESCO.




Delícias visuais e gastronômicas do Eliseyev (acervo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...