quarta-feira, 13 de julho de 2016

O inesperado continua em S. Petersburgo

Nevsky Prospekt (acervo)

Chegamos na cidade que já foi capital do império russo, fundada em 1703 com um plano arquitetônico barroco, predominante em seus primeiros 60 anos. Logo depois, ganha um estilo barroco com características locais, chamado de moscovita, uma mistura do tradicional com elementos da arquitetura russa tradicional. Mais adiante, o neoclássico, estilo que conquistou a Europa revivendo ideais da Antiguidade clássica. Com o detalhe de que em 1762 se definiu que nenhuma estrutura deveria ser mais alta que o Palácio de Inverno (hoje parte da estrutura do museu Hermitage).

É uma cidade realmente fascinante. Não há arranha-céus, a arquitetura não é pesada, as cores são claras, os prédios são bem conservados, a avenida é muito movimentada, e pra completar, o tempo está excelente. É primavera, a temperatura durante o dia começa com 7°C, chegando a 12°C ao meio-dia, mas há sol e não há vento, o que é muito agradável. Caminha-se com prazer e curiosidade.

O olhar circula avidamente, tentando capturar o máximo possível nessa primeira impressão, e de repente, um sorriso: olha lá, um KFC e um Pizza Hut? Sim. Fico imaginando qual deve ter sido a destinação original de prédio tão bonito. 


Fast food em grande estilo

A caminhada continua, como é de se esperar. O que não se esperava eram os noivos...


... que, apressados, viravam a esquina, não se sabe se indo para ou vindo da cerimônia.

E depois disso, nada de mais dar de cara com um... Sbarro... 



O Sbarro (http://www.sbarro.com/about/) era simplesmente aquele lugar que, na época áurea do real = dólar, se encontrava em toda parte, de NYC à Flórida, e servia comida italiana a peso e pizza à la Nova York, tudo a preço muito camarada. Não era comida gourmet, mas era muito conveniente para viajantes de orçamento limitado. Agora descubro que depois de passar muitas dificuldades financeiras, expandiu-se para 33 países. Como não sabia disso, a surpresa foi maior do que encontrar os onipresentes Starbucks ou McDonald's. Que com certeza também estão lá. Para honrar a tradição, pode-se contar com a internet grátis do Starbucks (que só não funciona por aqui...).



Para não dizer que nossas descobertas inesperadas só estavam relacionadas à "invasão ocidental capitalista", um toque local, e que nos levou de volta à tradição e à fantasia, mesmo que com o viés turístico. 

Carruagem de Cinderela em frente à Catedral de Sto. Isaac

Encantadora, mesmo temendo que a qualquer momento virasse abóbora. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...