sábado, 14 de julho de 2018

Atualizando roteiro de Londres, parte IX

Passeios fora da cidade

Mesmo que não se queira ou não se possa ir a outras partes mais distantes da Grã-Bretanha ou Europa, há passeios que se podem fazer com facilidade, graças à boa rede ferroviária a partir de Londres.  Eu indicaria Oxford, Stratford-upon-Avon, Cambridge, Cotswolds, Bath, Stonehenge, Windsor, Hampton Court, Cardiff, mas é claro que há outras possibilidades, só que requerem mais tempo, e preferencialmente, uma estada na(s) cidade(s) que se deseja conhecer, seja na Inglaterra ou nos países vizinhos (Escócia, República da Irlanda e Irlanda do Norte). Também é certo que pode-se ir de trem ou companhias aéreas low cost a praticamente toda parte no continente.

Por exemplo, Cambridge fica a 50 min de trem, Oxford a 1 hora. Bath, que é uma cidade que teve a arquitetura do séc. 18 preservada, além de ter sítios da ocupação romana, como as termas, e tornou-se patrimônio cultural da humanidade em 1987, fica a 1h30 de trem. Pode-se chegar a Stonehenge via Salisbury (que por si só já compensa a viagem) e fica a 1h30 de trem. Há tours que incluem Bath e Salisbury num mesmo dia, mas eu indicaria visitar uma de cada vez. Windsor fica a 40 km de Londres. A viagem de trem dura até 47 minutos, dependendo do trem.

O Crescente, em Bath, 2011, acervo

As termas romanas, em Bath, 2011 - acervo

Stonehenge, 2011 - acervo

Hampton Court, 2017 - acervo

Windsor Castelo, 2017 - acervo

Até Stratford-upon-Avon são 160 km, e 2h15 de trem. Como há espetáculos da Royal Shakespeare Company, que acontecem à noite no Royal Shakespeare Theatre, pode ser interessante pernoitar na cidade. E aproveitar para conhecer a bela região de Cotswolds e o castelo de Warwick. Destaco que castelos são uma categoria à parte. Não há tempo que sobre em viagens curtas para visitar todos os castelos, então visita-se o que for possível.

Onde Shakespeare nasceu, 2011 - acervo

Uma feira medieval no castelo de Warwick, 2011 - acervo

Ainda não vi um lugar que tenha me despertado a curiosidade na Inglaterra e países vizinhos que não tenha sido interessante. Escócia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, País de Gales, em toda a parte há lugares incríveis e que merecem a visita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...