sexta-feira, 13 de julho de 2018

Atualizando roteiro para Londres, parte VII

Londres e os mercados

Não se pode deixar de visitar os “mercados” da cidade. Pelo menos os mais conhecidos. Depende do tempo que se tem. Se eu tivesse tempo ilimitado, visitaria todos. Na impossibilidade, como todo turista, elejo o que achar mais interessante. O que eles têm de interessante? Não é mercado como a gente (eu, pelo menos) entende por aqui. Esses têm origem na Idade Média, e foram evoluindo. São mercados cobertos que têm uma variedade imensa de produtos. É interessante dar uma pesquisada na história deles. Eu indicaria para começar Notting Hill (Portobello Road), Camden, Borough Market, Covent Garden e Old Spitalfields (uma sugestão aqui em https://www.visitlondon.com/things-to-do/shopping/market/londons-top-markets). Atenção às bolsas e bolsos nesses locais. Em vários lugares da cidade há alertas para pickpockets (punguistas, batedores de carteiras), e onde há multidão o risco sempre existe.
Camden, 2015 - acervo
Covent Garden, 2011 - acervo
Uma pequena observação: vá ao Borough Market com fome. Há barraquinhas de comida de todo o mundo. Vale mencionar que foi locação de filmes de Harry Potter (é claro que eu fiz o tour a pé) e Bridget Jones.
Borough Market, 2017 - acervo

Borough Market, 2017 - acervo
Outra dica: Portobello Road é conhecida pela venda de antiguidades. Mas não tem pechincha ali. Já encontrei itens vendidos ali três vezes mais caros que em outras lojas (Londres, como outras cidades da Grã-Bretanha, tem várias lojas de organizações de caridade, como Save the Children e Exército da Salvação, que vende itens muito baratos; não descarte a opção, pois poderá encontrar coisas muito úteis e ao mesmo tempo estará ajudando a quem precisa).
Camden tem vários mercados e lojas – quando você sair da estação vire à direita e vá caminhando. Existem muitas opções para comer por ali, restaurantes e barracas de comida. Simplesmente ande e olhe. No caminho você vai atravessar o Regent’s Canal, o canal mais famoso de Londres (é possível ir por ele desde a região de Maida Vale até King’s Cross).

Camden, 2015 - acervo

Camden, canal, 2015 - acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...