quinta-feira, 19 de julho de 2018

Newcastle II

O castelo, 2017 - acervo

A primeira fortificação nas terras do castelo de Newcastle remonta a mais de 1800 anos. A mais antiga foi o forte romano de Pons Aelius, construído para proteger a ponte sobre o rio Tyne, como parte da Muralha de Adriano. O forte foi abandonado e ficou em ruínas depois que os romanos partiram da Bretanha, por volta do ano 400. 

Não se sabe muito sobre Newcastle depois da partida dos romanos, mas sabe-se que havia um cemitério anglo-saxão no mesmo local do antigo forte, sob a torre do castelo e do viaduto da ferrovia. Mais de 600 túmulos foram escavados entre os anos 1970 e 1990, e havia também vestígios da torre de uma pequena igreja sob um dos arcos do viaduto, mas nenhuma evidência do assentamento no entorno. A igreja e o cemitério ainda estavam em uso quando da invasão dos normandos.

Antigos túmulos? 2017 - acervo

A antiga igreja anglo-saxônica, 2017 - acervo

A antiga igreja anglo-saxônica, 2017 - acervo

Em 1066, os normandos invadiram e conquistaram a Inglaterra, e em 1080 o filho de William, o Conquistador, Robert Curthose, construiu o primeiro castelo no local, de madeira. Um século mais tarde, por determinação do rei Henrique II, uma construção de pedra substituiu a anterior. A torre que remanesce data basicamente desse período. Alterações continuaram pelos reinos de Ricardo, João e Henrique III, até que o Black Gate fosse completado em 1250.

Newcastle Castle, 2017 - acervo

O castelo tornou-se uma fortaleza estratégica na fronteira, durante as guerras medievais entre Inglaterra e Escócia, mas começou a perder importância com a construção dos muros da cidade. No reinado de Elizabeth I já era descrito como "antigo e em ruínas". Nos anos 1600, partes do castelo foram alugadas e iniciou-se a construção de casas e lojas na área chamada de "Castle Garth", que ficava na parte de dentro dos antigos muros. Quando a cidade foi sitiada em 1644, o castelo retornou ao seu papel de fortaleza, mas com o fim da guerra civil as construções foram retomadas.

Por volta dos anos 1800, a área de Castle Garth era uma comunidade movimentada, cheia de moradias precárias, lojas, tavernas e um hall para reuniões religiosas. A maior parte foi demolida para dar lugar às obras da ferrovia nos anos 1840, revelando-se então os vestígios medievais sob os prédios mais recentes.

Em outubro de 2011 o Old Newcastle Project recebeu recursos da loteria para renovar o Black Gate e a torre do castelo, e estabelecer uma ligação entre os dois prédios, transformando-os em um só, o castelo de Newcastle, que reabriu ao público em 2015 (http://www.newcastlecastle.co.uk/home).

A história do castelo está em exposição, e além disso, o espaço tem inúmeras atrações, como exibição de filmes, palestras e performances, estando também disponível para eventos corporativos, casamentos, etc. (https://www.youtube.com/watch?v=SVQFqpcJzAg).

O museu, a história, 2017 - acervo

O museu, a história, 2017 - acervo

A edificação está na lista de lugares relevantes mantidos pelas instituições encarregadas da preservação histórica, e é considerada "nacionalmente importante" (arqueológica ou historicamente), sendo protegida de qualquer alteração não autorizada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clarice: escrever é o mesmo processo do ato de sonhar: vão-se formando imagens, cores, atos, e sobretudo uma atmosfera de sonho que parece u...